Lá voltámos à ridente freguesia da Calheta, pela festa do Bom Jesus.
Foi uma dádiva de Deus, depois de tempos – meses largos – conturbados, invocando a sua proteção com esperança na recuperação da saúde ameçada…
Procissão sempre muito concorrida e cujo giro percorre as duas ladeiras – por detrás da Igreja e a do Ramal até à Escola…
Muitas promessas, muita devoção bem patente nos rostos dos fiéis, com alguns “anjinhos” e muita Gente das freguesias próximas (Praínha, Santo Amaro, Ribeirinha, Piedade e Ribeiras) e até de outras mais afastadas. As Filarmónicas – Lira Fraternal Calhetense e União Ribeirense de Santa Bárbara - a abrilhantar esta manifestação pública de fé deste povo cristão.
A última vez que lá fomos havia muita saúde, talvez nem sempre bem aproveitada, agora havia saúde recuperada…
Angustias vividas por tantos e alegrias recuperadas.
Momentos de fé revigorantes… que se podem apreciar nesta modesta reportagem fotográfica https://www.facebook.com/groups/34921620 8523379/?fref=ts cujos comentários, principalmente dos Calhetenses ausentes são elucidativos:
- “Adelina Pereira: Meu rico Bom Jesus !!!; Obrigada sr. (…) por nos mostrar um pouquinho do que foi a festa. Fico feliz só de ver. Embora já quase não conheça ninguém. Mas é a minha terra e pronto. Bem haja.” E noutro: “Muita gente...”
- Vitor Martins – “Obrigado por compartilhar as lindas fotos amigo Rui Pedro Avila foram lembrancas de outros tempos!! Se minha Mae a Prudencia, como dizia ela, Prudencia sem nenhuma!! Estou a ver o sorriso feliz a ver estas fotos! Abraco; Bem ja agradeci antes, mas como diz Adelina e eu nao comentei antes!! É verdade, eu tambem não conheci, practicamente ninguem, um aqui outro ali, tambem algumas fotos foram tiradas de longe, mas mesmo assim, fiquei de boca aberta!!!!!!!!!!!”
- Fernando Gomes de Oliveira: “Obrigado Rui Pedro pelas fotos.”
- Maria Vieira Soares: “Li, há anos, um artigo no jornal O DEVER sobre: O BOM JESUS de perto e o BOM JESUS de longe. Gostei muito. A Ideia era mostrar como funcionava a parte psicológica das pessoas. Gostei muito das imagens.”
- Manuel Pereira “Obrigado amigo Ávila por ter partilhado estas fotos do Senhor Bom Jesus da Calheta de Nesquim. Um abraço.”
Como se comprova com os comentários acima explanados, hoje estes poderosos meios de comunicação – rede social – proporcionam que se interaja no momento com “amigos” residentes nos mais variados quadrantes do mundo mas com gostos comuns, como neste particular os ausentes da Calheta de Nesquim. É muito salutar e ajuda a mitigar as saudades, como eles bem expressam e estes foram alguns exemplos apenas.
Oxalá que para o ano, com muita saúde, possamos voltar ao Bom Jesus (de perto) na Calheta de Nesquim.
Voltar para Crónicas e Artigos |